O Povo, O Governo e as Facturas


Por mais que não queira a verdade é que as noticias da recusa do Pingo Doce em não aceitar pagamentos de multibanco inferiores a 20€ tem-me deixado a pensar.Eu também não estaria para alimentar uma máquina com 5 milhões de euros. Dizem que ele tem muito dinheiro mas no meu ver o dinheiro e o negócio são dele e ninguém tem absolutamente nada a ver com isso. Ele fez o que qualquer empresário deveria de fazer para ganhar dinheiro e obrigar a que as taxas da SIBS baixem. 

O problema também pode estar na nossa típica inercia e no apoio que todos damos á corrupção activa e passiva. Todos nós somos corruptos e cúmplices de corrupção porque ao longo dos anos sempre seguimos os maus exemplos de quem criticamos porque rouba os pobres e o povo mas, todos nós o fazemos mesmo nem que seja em pequena escala. 

Todos pedimos favores e sem factura.

Está na hora de mudarmos, de mudar de mentalidades e experimentar novas abordagens para ver o que acontece, visto que ao longo destes anos todos sempre actuármos da mesma maneira e nada mudou. 

Segundo o que leio e oiço de comentadores de várias facções politicas e se entendi bem e alguma coisa, se todas as pessoas que fogem ao fisco não o pudessem fazer, se os consumidores pedissem factura, a divida do Estado estaria ou anulada ou quase. 

Seja de um café, um almoço, umas calças, um pão, ao não pedir factura estamos a contribuir para um país corrupto, com dividas e fuga aos impostos, estamos a dar o exemplo ao outro. Somos os ladrões que criticamos.
Podem dizer e certamente farão: 
-Mas os governantes são uma cambada de ladrões, quanto mais têm mais querem, passam a vida a enganar-nos e a meter dinheiro aos bolsos.
E eu respondo: 
- Também nós, mas noutra escala, tentamos a fazê-lo e fazemos. Aprendemos com eles e copiamos os maus exemplos que crescem como uma bola de neve consoante a nossa posição na sociedade e o que temos ganho com isso? Nada!!! Continuamos pobres. Continuamos a ser a classe dos explorados, a quem fazem cortes. Continuamos a ser os mais maltratados da sociedade, aqueles de que a sociedade e o governo precisam mas... precisamos uns dos outros e somos um espelho da má colheita que plantamos.

Já experimentou ser diferente? Já experimentou alguma vez esta sociedade ser honesta, leal, correcta, realmente cumpridora? Não estou a falar de 1 ou 2 pessoas, porque essas não fazem grandemente a diferença no meio de 10 milhões de pessoas, estou a falar de todos porque a sociedade somos todos nós.

No dia que que economicamente se vir que todos os impostos estão a ser pagos e que todas as pessoas estão a ser cumpridoras mas que os sucessivos Governos continuam a roubar então todos teremos o direito de levantar a nossa de indignação mas até lá... 

Sei que vai demorar anos para se ver a diferença mas ao longo dos anos passados a nossa atitude, sempre igual, nunca mudou nada para melhor mas, se hoje eu mudar de atitude que irei ver e viver daqui a 10 anos? Vou arriscar.

Que não seja por mim, pelo menos que seja pelos filhos que não tenho ou netos que poderei um dia ter, mas vou começar hoje a pedir a minha factura, vou tentar fazer a diferença. Alguém me acompanha?





Comentários