A Cidade

É a maior cidade da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. De salientar que o governo de Xangai administra quase todos os interesses económicos da cidade sem interferência de Pequim.

Xangai que era originalmente uma vila económica baseada na pesca e no sector têxtil cresceu no século XIX por causa da localização favorável do seu porto e devido a um tratado que a transformou numa das cidades abertas ao comércio exterior em 1842.

Essa abertura transformou-a num centro de comércio entre o oriente e o ocidente e tornou-a num centro multinacional de finanças e negócios na década de 1930. Essa influência internacional diminuiu com a influência do Partido Comunista do continente em 1949. 

As reformas económicas introduzidas por Deng Xiaoping em 1990 resultaram num intenso desenvolvimento da cidade e em 2005 Xangai tornou-se o maior porto de carga do mundoÉ o maior centro comercial e financeiro na China e tem sido descrita como o grande exemplo da força da economia chinesaOs investimentos públicos em meio ambiente têm tido um grande crescimento na cidade,inclusive na consciencialização dos seus residentes.

Passear nesta cidade grande e imensa tem tanto de assustador como de fácil. As informações também estão em inglês o que torna tudo fácil mas os perigos de atravessar uma estrada, onde as passadeiras servem só para enfeitar tornam a coisa assustadora. O trânsito é imenso e há imensas pessoas, milhares de chineses mas também milhares de ocidentais, portanto se tiver dúvidas faça como nós - pare e pergunte.

Nas margens do rio podes comprar de tudo, os vendedores mal vêem turistas cercam-nos tentando a sua sorte mas esta situação acompanha-nos também no outro lado, na parte nova da cidade com os seus arranha céus.

Aqui vê-se o que até agora era impensável, somos abordados por crianças a pedir e são muitas, existem mulheres que no meio de uma qualquer rua abordam os nossos homens e chama-lhes maridos. Não, a cidade não é um antro de prostituição e pedintes mas existem muitos e com abordagens que nunca tínhamos visto e que não esperávamos encontrar principalmente num país com regras tão rígidas, mas Xangai é diferente.

Andar de metro é muito barato, quase dado. O bilhete que se tira nas máquinas é "engolido" á saída por uma máquina que nos abre a porta, esse bilhete será mais tarde utilizado por outro utilizador do metro depois de reintroduzido na máquina de compra por um funcionário. O metro é tão grande, tem tantas linhas e tem tanta gente que existe uma barreira, que nos separa da linha do metro e só abre após a chegada do mesmo que pára exactamente naquele local (não há espaço para erros). 

Os túneis que dão acesso ás várias linhas e estações são autênticos labirintos para um ocidental desprevenido porque vai andando encantado a ver as montras. Existem autênticos centros comercias labirinticos aqui em baixo, é um mundo subterrâneo dentro de outro mundo.

Aliás, é normal os centros comerciais terem vários andares para cima e outros tantos para baixo e os que vão a descer não são estacionamento, são lojas. Podesse escolher entre o centro comercial ocidentalizado com lojas das nossas marcas ou os de produtos chineses e/ou produtos contrafeitos. Um dos centros que visitámos era normal nos andares superiores mas era só de material electrónico nos andares inferiores, não tinha lojas mas tinha centenas de bancadas com milhares de chineses a comprar e vender. Quanto mais desciamos de pisos mais material contrafeito encontrávamos.

Andar num qualquer centro comercial pode ser uma aventura. Agarre-se bem ao seu companheiro ou aventura-se a perder-se naquele mar de gente. Tem tanta gente lá dentro como na rua.

Por esta altura já tínhamos deixado o guia para trás, dispensámos os seus serviços. Estávamos no fim da viagem e cansados de ter sempre alguém a nos mandar para a direita ou para a esquerda.

Fomos andar no Bund Sightseeing Tunnel e experimentar uma viagem completamente psicadélica, é como andar num pequeno comboio num tunel cheio de luzes de várias cores em movimento como podem ver aqui
O objectivo era chegar a outra margem para experimentarmos o Transrapid, um comboio que pode atingir a velocidade de 350km/h (nós atingimos os 300) em 2 minutos. O comboio vai desde a estação de Longyang Road e o Aeroporto e com um percurso somente de 30 km mal tínhamos começado e a viagem e ela já tinha acabado de forma "lenta", silenciosa e suave.

Só não gostámos muito de estar em Xian mas adoraríamos voltar para conhecer melhor Pequim e Xangai.




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