Jardim Yuyuan

É um dos jardins mais famosos da China, a norte da cidade e perto da antiga muralha.

Foi desenhado entre os anos 1559 e 1577, na dinastia Ming. Um oficial do governo, de nome Pan Yunduan decidiu construí-lo á imagem e semelhança dos jardins imperiais porque queria que os seus pais se mudassem para a capital mas eram velhos e precisavam de tranquilidade. O nome do jardim provem desse motivo já que YU significa saúde e tranquilidade.

Com a morte do oficial e a falência da família Yunduan, o jardim caiu no esquecimento até que em 1760 foi comprado por um grupo de empresários.

No inicio do séc XX as autoridades transformaram parte do jardim num bazar e em 1957 começou a recuperação que envolveu toda a zona em redor do jardim, também construída durante a dinastia Ming. O parque tem cerca de 2 hectares e elementos básicos da jardinagem chinesa combinando os lagos, com os pavilhões e vários tipos de vegetação.

Talvez já não transmita a tranquilidade tão desejada devido ao imenso número de turistas mas estar lá e olhar todo o espaço em redor deixa logo o nosso coração mais pacifico. Não sei, talvez o sentimento seja intemporal neste local.

Mas o bazar é uma loucura, fomos avisados para não comprar lá nada, pelo nosso guia (que ainda não tínhamos despachado) mas o aviso caiu em saco roto e toca de começar as compras. Foi uma loucura porque as coisas eram realmente baratas e algumas até de bastante boa qualidade - ficámos sem perceber a atitude do guia.

Foi aqui que finalmente consegui encontrar as máscaras da ópera chinesa que eu tanto procurava, ainda trouxe 6 agora tenho lá ir buscar as outras :)










Aqui pode-se mandar escrever o nosso nome em chinês, é muito giro mas eu não comprei porque achei caro e porque já sabia que o meu nome não tem tradução para chinês, eles escrevem-no de acordo com o som que ouvem e cada um pode ouvir de maneira diferente consoante a entoação etc e por consequência escreve-lo também.



Comentários