Templo do Buda de Jade

O templo do Buda de Jade é o templo mais importante de Xangai e foi construído em 1882.

No seu interior ainda se realizam imensas cerimónias religiosas, desde as mais comuns em honra dos mortos solicitadas pelas famílias até ás mais complexas de acordo com o calendário Budista.

A sua construção deveu-se á necessidade acomodar 2 estátuas Buda em Jade Branco que foram trazidas da Birmânia e que são a principal atracção do templo. Uma representa o Buda a entrar no Nirvana, a outra é um Buda sentado com mais de 2 metros e com inscrições de pedras preciosas

Tem a clássica disposição de um templo budista com os 4 guardiões á entrada e ao fundo do salão o Buda de Jade.O outro Buda está noutra sala.

Sofreu cerca de 3 restaurações ao longo dos tempos mas tem a particularidade de não ter sofrido qualquer dano durante os ataques dos Guardas Vermelhos na Revolução Cultural porque os monges colocaram a imagem de Mao  á entrada do templo.

Os sinos e as esculturas dos telhados templo servem para afugentar os maus espíritos  O interior tem um decoração simplesmente deslumbrante baseada em faixas de seda vermelhas e amarelas penduradas no tecto e com inscrições.

Aqui assisti ao primeiro ritual budista de um filho a homenagear o pai, já falecido. Por respeito ás indicações e contrariamente ao que muita gente estava a falar mantive-mo-nos calados e não fotografamos.






Comentários