SNS

Ainda não percebi bem a indignação em relação ás declarações de Fernando Leal da Costa, Secretário de Estado da Saúde...

Pelo que eu ouvi o Sr. disse que o SNS estava condenado e que se não houvesse contenção, essa condenação, não estaria muito longe e seria uma realidade e disse o motivo: 500 milhões são gastos em doenças derivadas do tabaco, 200 milhões do álcool e 100 milhões dos diabetes.

Onde está o stress destas declarações? É verdade e mesmo como ex-fumadora sou da opinião que ele tem razão: eu arrisco-me a ficar sem apoios na saúde porque uma cambada de parvos decide que se estão completamente nas tintas para os outros e nunca pensam em prevenção, no futuro e nos outros.!?

Se eu ainda fosse fumadora achava justo, que se eu tivesse uma doença, comprovadamente derivada desse meu acto continuo de ingerir fumo do tabaco, drogas e álcool em exagero eu deveria de pagar mais pelos meus tratamentos e alargava a idade de isenção para as crianças/adolescentes. Assim como se tivesse uma doença sexualmente transmissível devido a uma vida promiscua sem protecção.

A ter de fazer uma escolha esta seria a minha escolha, não é a ideal mas seria a possível para não prejudicar todos em detrimento de alguns irresponsáveis.


Comentários