Gravidez Semana a Semana - 15 a 18

SEMANA 15
O bebé mede 10 cm e pesa cerca de 50 gr. O liquido amniótico que o rodeia o bebé permite conduzir o som para os ouvidos do bebé,. Ele pode agora ouvir a voz da mãe e é agora que começa a ligação emocional com a mãe ao habituar-se a ouvi-la dentro do útero. Os olhos continuam fechados e colados mas está a tornar-se sensível a luz, abre a boca e engole líquido amniótico regularmente. As pernas continuam mais longas que os braços, começa a crescer uma camada macia de pelo sobre o seu corpo e cabelo fofo na cabeça. Continua a mover-se livremente no útero porque ainda tem muito espaço para o fazer. 

A mulher deve de começar a falar com o bebé e preparar-se para a sua chegada. Chegou a hora de renovar o guarda-roupa, vai começar as alterações na pele, a pigmentação pode mudar, tal como o cabelo e gengivas - cuidado com os cremes hidratantes e a higiene oral. Pode começar a sentir desejos por alguns alimentos.


SEMANA 16
O seu bebé está formado e continua acrescer, tem agora 11 cm e pesa 90-100 gr. Já se pode distinguir algumas características familiares no rosto, como por exemplo: o queixo do pai, etc. O bebé vira-se e torce-se no útero, brinca e explora o ambiente. O rosto tem um aspecto humano e consegue fazer algumas expressões faciais, consegue segurar a cabeça mais direita, bocejar e até chuchar e pode  começar a desenvolver reflexos. O bebé faz movimentos subtis que podem ser confundidos com gases intestinais porque parecem bolhinhas de uma bebida gaseificada ou voltinhas de uma pequenina borboleta. 
A mulher pode sentir ansiedade porque não sabe se é o bebé a mexer-se mas é normal. A mulher tem de ter muita atenção á higiene intima, não tomar banho com água muito quente, ter atenção ás infecções da pele, lavar as mãos quando cozinhar e interagir com animais domésticos. É normal começar a transpirar mais mas deverá ter em atenção na escolha do desodorizante - dê preferência a produtos de origem natural. Os humores vão mudar entre a alegria da barriga a crescer e o facto de estar a engordar mas o interesse sexual pode aumentar.

SEMANA 17
O bebé mede 11-12 cm e pesa 100 gr, cabe na palma da mão e já é possível distinguir o cérebro feminino do masculino. O bebé começou a acumular gordura. A placenta está a crescer rapidamente adquirindo uma superfície que facilitará o fornecimento de nutrientes ao bebê e remover as suas excreções, a pele ainda é frágil e muito fina, o peito faz movimentos respiratórios mas ele não está realmente a respirar porque o seu oxigénio é fornecido através do cordão umbilical. Os cientistas presumem que o bebé sonha muito durante esta fase. 

A mulher poderá ter os seios sensíveis e o útero deslocado para cima pressiona menos a bexiga. O aumento do volume de sangue na circulação provoca um aumento da pressão dos capilares, o que poderá fazer sangrar o nariz. Poderá sofrer de mãos e pés inchados devido a retenção de água.


SEMANA 18
O bebé tem tudo o que necessita, mas não amadureceu o suficiente para sobreviver fora do útero. Terá 12-14 cm e 150 gr. A cabeça e o corpo estão mais proporcionais e as feições já estão mais definidas, a pele tem um aspecto avermelhado. Estão a formar-se pequenos sacos de ar nos pulmões, os músculos estão também mais fortes, os rins estão a funcionar bem. O bebé ainda tem muito espaço para se movimentar o que é adequado para o desenvolvimento dos músculos, das articulações e dos ossos e já poderá ser um bebé bastante activo.


Talvez a mulher já consiga sentir os movimentos do bebé principalmente se estiver quieta mas deverá ser a mãe a movimentar-se que o adormece. O peso vai aumentar mas nem tudo se deve ao desenvolvimento do bebé mas sim ao volume sanguíneo da mulher que está a aumentar e algumas partes do corpo estão a ficar maiores, como os seios,  O aumento do estrogénio no organismo estimula o fluxo de sangue na região pélvica e torna mais fácil atingir o orgasmo

Comentários