Gravidez Semana a Semana - 19 a 28


SEMANA 19
O bebé vai reagir ao som, movimento, luz e tacto - tem uma maior percepção do mundo exterior. Se ele ouvir um som mais forte no exterior, poderá mover-se ou saltar mas a mãe pode nem se aperceber destas reacções  O bebé tem entre 13 e 15 cm de tamanho e pesa 200 gr. As orelhas estão desenvolvidas. Por detrás dos dentinhos de leite, aparecem os da dentição permanente, a pele está enrugada e coberta por vérnix caseosa vai protegê-lo de algumas infecções. O cérebro está desenvolvido e tem agora maior controlo dos movimentos, tem o mesmo número de células nervosas que um adulto. A placenta está completa e tem quase o mesmo tamanho do bebé mas o liquido amniótico não ultrapassa uma chávena.

A mulher talvez tenha sentido movimentos do bebé, mas algumas não se apercebem de nada até às 22 semanas. O pé que dá chutos tem 2 cm de comprimento. Como a energia está a voltar deve de mover-se e fazer exercício. Notará um aumento de peso nas coxas e no rabo. Emocionalmente tente controlar a ansiedade.


SEMANA 20
Está a meio da gravidez. O bebé mede entre 14 e 16 cm e pesa uns 255 gr. O seu crescimento começa a ser mais lento mas é a partir deste momento que vai começar a ganhar peso rapidamente, mais ou menos 50 gramas por semana.
Os olhos já se movem de um lado para o outro, mas as pálpebras estão fechadas,  cabelo, pestanas e sobrancelhas continuam a crescer e as pernas estão quase com o tamanho indicado. O seu desenvolvimento centraliza-se nos pulmões e nos sistemas digestivo e imunitário, os rins estão a funcionar muito bem. O batimento cardíaco já se pode ouvir com um estetoscópio. O bebé já pode coordenar os movimentos e ser activo: consegue agarrar, rolar e virar-se.

A mulher deve fazer uma ecografia morfológica para ver como decorre o desenvolvimento do seu bebê e analisar o peso e as medidas, começa-se a controlar a sua hipertensão. A sua barriguinha esta mais visível, no entanto começa a ter alguns problemas na postura causados pelo aumento do peso. Pode começar a ter dores nas costas e vai ser difícil encontrar uma posição confortável para dormir (Se possível, faça uma massagem de vez em quando nas costas). Se esta é a sua primeira gravidez vai sentir certamente o seu bebê, pela primeira vez, a movimentar-se.


SEMANA 21
O bebé poderá ter feições familiares bem nítidas. As semanas que se seguem são muito importantes porque os pulmões estão a amadurecer (só no final da gestação é que ele começa a sua primeira respiração mas agora começa a praticar os movimentos respiratórios).
tamanho do bebê é de 16 - 25 cm e o pesa 300 gr, continua com o tom de pele avermelhado e enrugado. Tem lugar ao desenvolvimento da memória (aconselha-se que lhe faça ouvir músicas calmas que o poderão acalmar quando nascer), a língua está desenvolvida, os órgãos genitais estão formados ou em desenvolvimento: se for menina: o útero e a vagina já estão desenvolvidos e se for menino, os testiculos já começaram a descer para o escroto.
O bebé está muito activo, os movimentos são plenamente perceptíveis e usa o cordão umbilical como brinquedo, tentando agarrá-lo.

A mulher vai notar o aumento da transpiração porque tem mais peso, é normal ter dores de barriga, porque os ligamentos que protegem o útero estão a esticar. A expansão do útero poderá pressionar o diafragma de maneira a ficar sem fôlego. Faça massagens, relaxe e faça exercício regularmente para se sentir mais enérgica.


SEMANA 22
O bebé tem o comprimento de uma banana, mede 25-27 cm e pesa 350 gr e assemelhando-se a um cachorro recém-nascido. As unhas das mãos e dos pés estão a crescer e as linhas e vincos da mão tornam-se mais marcados, o sentido do tacto começa a aparecer, por isso ele dá pancadas na sua própria face e chucha o polegar. O bebé está a desenvolver consciência de si próprio e da relação entre as partes do corpo.

A mulher perceberá bem os movimentos do bebé mas no caso de ausência total de movimento deve contactar o médico. O seu apetite vai aumentar e é normal que tenha muita vontade de comer fastfood e “porcaria” mas deve continuar com a dieta saudável e evitar ao máximo o consumo de comida má. Os seios vão começar a produzir uma substância hidratante que vai proteger os mamilos durante a  amamentação, pode sofrer de câimbras  nas pernas por isso são recomendável que ande descalça e faça exercícios de extensão e alongamentos para as pernas e para os pés.

SEMANA 23
O bebé tem 27-29 cm e pesa 455-459 gr. A pele  ainda é demasiado grande para o seu corpo e olhos  continuam fechados, mas começam a ganhar cor. Há muita actividade no cérebro e ele. O bebé consegue distinguir sabores dando preferência ao gosto do doce em detrimento do amargo.

Quando o seu companheiro pousar a cabeça sobre a sua barriga e poderá ouvir o pequeno coração a bater. A barriga não pára de crescer, ao mesmo tempo que crescem os inconvenientes para o sistema digestivo, a azia e indigestão começam a ser mais frequentes, por isso deve comer pouco mas muitas vezes. Faça uma caminhada depois das refeições para ajudar a digestão. O cabelo fica mais grosso e os seus mamilos vão produzir algumas gotas de colostro.


SEMANA 24
É por esta altura da gravidez o bebé é considerado viável. Caso nascesse prematuro, podia ser capaz de sobreviver, com a ajuda de um ventilador para respirar e com a ajuda de médicos especialistas. Ele mede 28-30 cm e pesa 500-550 gr. O rosto tem um aspecto muito semelhante ao que terá quando nascer. Os olhos permanecem fechados, e as sobrancelhas e as pestanas estão bem visíveis, o cabelo continua a crescer e nesta altura já se pode saber a cor.
Os pulmões continuam em desenvolvimento, formando sacos de ar e ele já pratica intensamente a respiração, fazendo entrar e sair dos pulmões pequenas quantidades de liquido. Os ossos estão a tornar-se mais duros e ele possui a quantidade normal de músculos. Ele tem a mesma actividade que um recém-nascido, reage aos sons, nomeadamente aos barulhos fortes. Se sentir um pequeno movimento ritmado na barriga, quer dizer que ele está com soluços. Agora reage muito mais ao toque e aos sons.

A mulher deve de preparar o seu corpo para o parto e começar a fazer os exercícios de Kegell (próprios para fortalecer os músculos pélvicos). Vai começar a ser mais difícil fazer as tarefas do dia-a-dia. É normal que a pressão no estômago na barriga lhe cause azia depois de uma refeição saudável. Como vai andar muito cansada tente relaxar e descansar o mais que possa.


SEMANA 25
O feto já parece um bebé verdadeiro, apesar da cabeça ser um pouco maior que o corpo. E mede 30-33 cm e pesa 600-700 gr. Os pulmões continuam a desenvolverem-se e o bebé continua a praticar movimentos respiratórios apenas utilizando o liquido amniótico. Ele estica-se e quer tocar tudo o que está à volta. Agarra os pés e chucha no polegar, como também noutros dedos.

Tente cantar regularmente as mesmas canções ao seu bebé. A música combina a actividade da parte direita do cérebro  (música) com uma actividade da parte esquerda (palavras), o que acabará por incentivar o crescimento das ligações entre as duas metades do cérebro do bebé. Por norma o feto reage melhor à voz da mãe e só depois às vozes masculinas graves. Vai sentir pressão na região pélvica e caimbras nas pernas. Pode sentir, às vezes, falta de ar. Pode começar as aulas de preparação para o parto.


SEMANA 26
O bebé mede 31-34 cm e pesa 800 gr. O sistema nervoso está a desenvolver-se. À medida que as células do córtex cerebral amadurecem o bebé começa a desenvolver o pensamento consciente. O cérebro está a ganhar tamanho e os circuitos nervosos encontram-se ligados às células cerebrais. As fibras nervosas estão agora cobertas de mielina, a qual impulsiona a capacidade do bebé aprender, recordar e fazer movimentos. Ele já é capaz de sentir dor. Alguns bebés nascem com os olhos castanhos, no entanto a maioria dos recém-nascidos nasce com olhos azuis, permanecendo assim até que se desenvolva a cor definitiva.

Já pode pôr música clássica para ele ouvir. A partir de agora ajudará a acelerar o desenvolvimento das aptidões espaciais da metade direita do cérebro e a aumentar a probabilidade de o filho vir a ser um bom desportista. Não se surpreenda com o rápido crescimento da barriga. É comum ter dores nas costas, tente manter uma postura correcta e recorra ao desporto.


SEMANA 27
O bebé pode pesar cerca de 1 kg, o que equivale a metade de um melão. Pode estar numa posição normal, sem ser ainda a ideal para o parto. É comum a gestante sentir os movimentos fortes do seu bebé. O bebé mede 34-36  cm e pesa 900-1000 gr, tem um aspecto muito semelhante ao que terá quando nascer, embora ainda seja mais pequeno e mais magro, tem as pálpebras abertas e começa a piscar os olhos. Os músculos, os ossos e os órgãos continuam a crescer e ele vai-se tornando mais forte.
Seria conveniente que as fases de sono ou REM do bebé coincidissem com as suas, mas raramente é o caso porque parece que as actividades diárias da mãe funcionam como embalo para o bebé que passa cerca de quatro quintos do seu tempo a dormir e quando acorda segue a sua rotina de exercícios e de extensões, o que muitas vezes coincide com as horas de descanso da mãe.

O tamanho da barriga da mãe depende da sua altura, seu peso, sua constituição, e da quantidade de liquido amniótico que envolve o feto. Pode sofrer de incontinência urinária e urinar quando ri ou espirra (use um absorvente adequado). Continue a fazer exercícios para os músculos pélvicos. É normal esquecer-se das coisas.


SEMANA 28
O bebé medirá 35-37 cm e pesa 1000-1100 gr. A cabeça está mais proporcional ao resto do corpo, o cabelo está a crescer rapidamente e o lanugo começa a desaparecer, permanecendo algum à volta do pescoço e dos ombros. A pele é húmida e brilhante e coberta de uma camada serosa. A quantidade de gordura está a aumentar mas ainda precisa engordar para regular a sua temperatura própria quando estiver fora do útero. Se for do sexo masculino, os testículos podem já ter descido até ao escroto, mas em alguns casos só acontece depois do nascimento. Ele pode mexer-se fazendo puxões na sua barriga para lhe mostrar que não está confortável e se ouvir um som forte, pode assustar-se.

Nesta altura a mãe já se deve sentir muito ligada ao bebé, já sabe distinguir se ele estará acordado, ou que sons gosta de ouvir. Poderá sentir que ele reage aos seus estados de humor e disposição.  (estudos que comprovam que os hormônios da mãe podem atravessar a placenta, sendo assim o estado do bebé também vai depender do seu)
Poderá sofrer de cólicas, prisão de ventre, falta de ar e dores nas costas. O útero terá crescido cerca de quatro centímetros no último mês e começa a pressionar a caixa torácica. Terá mais consultas, duas vezes por semana, até às 36 semanas. Entre esta e as 32 semanas, o médico recomendará um teste de glicose e exame de sangue para verificar  se tem anemia.

Comentários