A Minha Mãe e o Recado

Mais uma vez falo sobre a minha mãe.

Desde que estou grávida a minha mãe liga-me basicamente dia sim dia não a perguntar se estou bem, se preciso de alguma coisa e desde o inicio que pergunta se o neto está bem (mesmo sem saber o sexo).

Quando estou mais triste ou mal disposta ela liga todos os dias até eu lhe dizer que estou bem.

Quando fui fazer a amniocentese e apesar de saber que o L. estava e esteve comigo durante 2 dias e nos outros dias deixou tudo preparado para eu não ter de me mexer, ela ligava todos os dias.

A minha mãe dá, dá e dá e não pede. 

Á minha mãe eu não tenho medo, nem problemas de pedir porque ela deixa-me á vontade para o fazer e nunca me cobra nada. 

A minha mãe pergunta constantemente o que é que preciso. 

A minha mãe ajuda, ajuda e ajuda sempre com um sorrido e vontade e fica chateada se não se lhe pede ajuda.

A minha mãe que faz com que eu já não saiba viver sem lhe pedir ajuda porque sempre e mesmo pelas coisas mais pequenas ainda estou sempre a precisar dela. A próxima ajuda dela vai ser limpar a minha casa depois das obras para receber o bebé. E como é que ela sabe que vou ter obras? 

Porque dá-me, talvez a maior ajuda de sempre: Liga-me todos os dias ou quase todos os dias para saber como está a grávida e o neto. 

O toque especial do telefonema faz-me lembrar todos os dias que ela me ama. A sua disponibilidade para estar sempre disponível para mim sem nunca cobrar nada faz-me lembrar que tenho uma grande sorte e que para sempre terei uma divida enorme para com ela. 

Essa disponibilidade dá-me certezas. Amo-te Mãe.

As pessoas estão presentes nas vidas dos outros quando querem estar, quando se mostram interessadas, disponíveis, preocupadas, independentemente de serem ou não família cada uma sabe o que quer e procura numa relação, cada um sabe de que família quer fazer parte, de que forma quer ser amado, lembrado e o que quer para si é o que dá para os outros. 

E depois existem aquelas pessoas que esperam que lhes prestemos vassalagem e que por mais desenhos que se façam nunca mudam porque elas são e quererão ser sempre o centro do Universo. A minha decisão para com essas pessoas, sejam elas ou não da família, já foi tomada á muito tempo e tiveram certezas e um peso definitivo desde que engravidei: cada um sabe o que quer ser e onde quer estar dentro do meu coração, perto da minha alma, junto do meu filho. Eu? 



Continuo a dizer que cada um é que sabe o papel que quer ter na minha vida, dar-me atenção e carinho, tal como ao meu filho. Já não tenho desencantos mas sim certezas de louco! 
Ao pé de mim têm estado realmente as pessoas que irão sempre fazer falta na minha vida e ás quais sempre recorrei para chorar, rir, conversar e porquê? Porque têm-me transmito sempre o seu amor e carinho mesmo não sendo da família. Obrigada.



Comentários