Não Sou Perfeita, Sou SÓ Mãe.

Ontem ao ler este e este blog lembrei-me de cada uma de nós é diferente, que a vida, forma de pensar e estar em nada é igual em cada uma de nós. Peguei nesses blogues como inspiração e fiz a minha própria dissertação maternal.

O Diogo vai fazer 9 meses e eu nunca tive problemas em ir à casa de banho, continuei a fazer a depilação, a ter sexo (infelizmente sem ser diariamente, mas ele existe), a sair, a viajar. Ao contrário do que acontecia antigamente, agora faço unhas de gel, porque dura mais tempo e encontrei um local onde faço mais barato. Não deixei de sair com amigos e já bebi demais (o pai serve para quê?). Visto-o, mudo a fralda e dou de comer em qualquer lugar por isso... até dormir, ver TV, ler e bordar ou fazer outros trabalhos manuais eu faço mas...tive de aprender que tudo tem outro ritmo. E em 9 meses aprende-se muita coisa!!!

Sinto-me cansada? Nuns dias mais no que noutros mas faz parte e que tenho de aprender a viver com isso.

O Diogo veio a ser tudo o que eu  dizia que iria ser a maternidade : Uma Mais Valia, veio acrescentar e não "perturbar".

O Diogo nunca é "culpado" de nada. Se chora eu tenho de saber porquê e fazer com que pare sempre com um sorriso. Se rabuja, se está doente (o que raramente aconteceu), eu penso sempre e só no que posso fazer de melhor para ele, para ele ficar bom , deixar de chorar. 

O Diogo, até agora, não fez nenhuma birra. Longe de mim deixar que as coisas tomem essas dimensões...pego logo nele ao colo e falo com ele para o acalmar, aliás, ver uma lágrima no canto do olho do meu filho é um pesadelo para mim. Ele só mandou vir 2 vezes fora de casa: uma com a pediatra (tinha fome) e outra com a fisioterapeuta (ficou com frio). Por mim, se ele protesta é com todo o direito porque também tem direitos e pode estar em dia não ou porque tem algum mal estar, nem que esse mal estar seja querer mimo e... não, não lhe dou tudo o que quer mas esforço-me por encontrar o equilíbrio.

Quem manda lá em casa? Não, não é ele mas também tem direitos, quereres e desejos. Cabe-me a mim gerir tudo isso com o máximo discernimento possível e sem nunca pensar em "mandar pela janela". Se estou cansada, respiro fundo e penso: O que posso fazer a melhorar a tua disposição, filho? E vou por tentativas... 

Melhorar a disposição dele definitivamente melhora a minha e qualquer cansaço, dia de tempestade ou frio que possa querer entrar dentro dos meus pensamentos desaparece logo. Quanto mais cansada estou mais disponível fico porque ele sente-me e "joga" com isso, por isso estou sempre a inventar formas de estarmos equilibrados. 

Comecei a perceber que nos dias que eu estava mais cansada o Diogo ficava impossível. Não, o Diogo não estava impossível, eu é que estava menos disponível e isso tornava o nosso relacionamento mais difícil e instável, então tive de mudar. Quem tem de mudar sou eu, não é ele. Ele não é embirrento ou stressado, ou..., ou... EU Mãe é que sou uma parva por isso tenho de encontrar um meio de comunicar com ele que seja benéfico para os dois -  se não posso estar com ele ao colo, sento-o no chão e basta eu estar ali junto a ele. Tenho coisas para fazer??? Upa, upa que eu não tenho empregada mas... afinal o que é que é importante? O que é que quero para a minha vida e para a dele? 

"Encosta", que há-de aparecer feito, não perfeito mas feito definitivamente será. Quando? Quando eu tiver disponibilidade e garanto que a minha casa está limpa. O segredo é: entrar com descontracção neste esquema e ele flui... O meu marido foi o primeiro a mandar-me "encostar" e o grande mentor desta ideia e forma de estar. Ele é muito Hakuna Matata ao contrário de mim que era super stressada.

O Diogo nunca gostou de mangas, para ele camisolas de manga comprimida é logo para começar a protestar veementemente mas eu sempre geri isso. Na altura de vestir a camisola respiro fundo e depois canto, faço sons e caretas. O Diogo pára? Claro que não mas diminuiu o volume e eu fico menos stressada porque ando aos pulinhos como uma maluca :). Agora o truque é vestir sentado. 

E eu faço estas figuras na rua? Se for preciso, quem estiver mal que se mude...

Cabe-me a mim encontrar o caminho para a tranquilidade dele principalmente agora que ele ainda não sabe falar porque exprimir-se já é outra história. 

Nunca me apeteceu voltar as costas e deitar a chave fora. Será que é porque fui mãe tarde? Pela minha forma de pensar e estar? Não sei, mas sentir raiva???? Nunca!!!

Houve uma altura em que ia perdendo a cabeça porque aos 2 meses o Diogo decidiu que não iria dormir de dia e ia mandar vir, isso durou 2 meses. Rapidamente encontrei a minha cabeça e fiz o que achava que devia de fazer e não tudo o que os outros me diziam - sim passei quase 2 meses fechada em casa de dia e com o um Sol lindíssimo mas o meu filho descansou e nunca em momento algum eu me arrependi, ou senti frustrada ou o quis "mandar pela janela". Senti receio porque sabia que estar tanto tempo acordado não era bom para ele e obriguei-me a descansar a cabeça de tudo para viver só para ele. O Diogo dorme a noite toda e quando não dormia, lá estava eu ou o pai. Quando quero conversar, dormir mais ao fim de semana, lá está o pai e mesmo assim acho o pai um bocado preguiçoso ;) 

Ajuda eu não ter leite materno?  Não sei, nunca tive outra experiência mas sei de mães que nem assim conseguem ter uma vida tranquila ou encarar as coisas como eu.

Ajuda eu saber que em qualquer altura tenho sempre alguém para me ajudar na limpeza da casa?  Para lavar roupa? Para fazer comer? Para tomar conta dele para que eu possa descansar? Se calhar ajuda, mas o facto é que só usei um bocadinho essa ajuda naqueles 2 meses porque era o meu filho quem mais precisava de mim e eu tive de me disponibilizar só para ele.

Pesquiso e leio imensas coisas mas sempre agi por instinto e nestes quase 9 meses chego à conclusão que muitas das coisas que existem na internet são divagações filosóficas e que o instinto funciona. Não faltam psicólogos, psiquiatras e outras pessoas que de repente percebem de tudo o que se refere a bebés e educação (até cansa) mas o meu instinto tem resultado em todas as horas e no fim acabo por ter em casa o bebé de sonho das revistas não só pela beleza mas pelo comportamento.

O futuro dirá outras coisas? Estamos aqui para ver mas... não sou perfeita, Sou Mãe!!!


PS- Houve situação que me deixava muito frustrada e triste por ele e aí ele puxava das guelas vezes sem conta mas eu não podia fazer nada até ao dia em que...o tirei do ovo no carro!!!

Comentários