Convento do Carmo

No dia 26 de Abril fomos comemorar o dia 25 de Abril ou Dia da Liberdade ao Convento do Carmo, palco principal do fim da ditadura em Portugal e actualmente ocupado pela Guarda Nacional Republicana e que nos brindou com uma fantástica exposição da sua história. Desde que vi a exposição do Musée de L' Armée Invalides, em Paris, que passei a olhar para este tipo de exposições com outros olhos.

A entrada gratuita atraiu-nos em detrimento Museu Arqueológico do Carmo, mesmo ali ao lado, mas com entrada paga e o nosso interesse estava bem direccionado. Sabiam que o Museu Arqueológico do Carmo foi o primeiro Museu de Arte e Arqueologia do país?

Mais uma vez o Diogo portou-se de forma exemplar. Parou no pátio para comer e na varanda para admirar a fantástica vista da cidade de Lisboa. Brincámos com uma máquina fotográfica que nos colocava no dia da Revolução dos Cravos ao lado do Salgueiro Maia e "tirámos fotos com ele". Vimos simulações de lutas e ficámos de respiração cortada quando entramos na famosa sala onde todas as decisões foram tomadas.

















Comentários