Chalet Condessa d'Edla



Como moradores de Sintra temos entrada gratuita nos parques e monumentos Monte da Lua. Nada melhor que aproveitar essa benesse que nos é dada para explorar e dar a conhecer um dos mais belos e visitados locais de Portugal. Com Imensa história e misticismo à mistura - SINTRA.

Locais para explorar não faltam e aquilo é muito mais que um Mundo para uma criança. Depois de ter começado com uma monumental birra, o Diogo lá decidiu, para nosso contentamento e alivio, que de facto o melhor era dedicar-se à descoberta da "mata" (como lhe chamámos para mais fácil entendimento).

E não é que se divertiu imenso nas sua pequenas grandes descobertas e se perdeu naquele verde entre laguinhos, pedrinhas e pauzinhos!??? Temos explorador de palmo e meio e foi o cabo dos trabalhos para o tirar dali ao fim de 1h30m de caminhadas onde quem ditava o ritmo e a direcção era ele muitas vezes sem querer ajudas de ninguém para subir, descer, etc.

Vai ser lindo nos dias de chuva mas aguardo ansiosa... Mas desta vez e sem chuva fizemos a entrada pelo Chalet da Condessa d'Edla.

O Chalet da Condessa d'Edla foi construído pelo Rei D. Fernando II e sua segunda mulher, Elise Hensler, Condessa d'Edla, entre 1864 e 1869, segundo o modelo dos Chalets Alpinos então em voga na Europa.
 É um edifício com uma forte carga cénica e pelo uso exaustivo da cortiça como elemento decorativo.
O jardim envolvente integra exóticas colecções  de espécies botânicas provenientes de todo o mundo.
Um incêndio destruiu parcialmente o Chalet e a empresa Parques Sintra assumiu a sua recuperação e reconstrução. Em 2011 o Chalet foi finalmente aberto ao público e em 2013, o Chalet classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em 1995, recebeu da UE o prémio para o Património Cultural na categoria de Conservação.


















Comentários