Não sei lidar com o Sofrimento dos Outros

A Europa está a acordar para a situação dos refugiados/emigrantes. A imagem do menino morto na praia está a chocar, as redes sociais estão inundadas com essa imagem e eu???

Há quanto tempo tenho "sonhos" sobre isso? Sobre essas e outras imagens de crianças violadas, magras de fome, mortas? Desde sempre mas cada vez mais desde que fui mãe. Tenho vómitos, pesadelos, tremores e suores.

Não consigo lidar com estas realidades. Sei que estou doente e que deveria viver de outra forma, encarar esse Mundo com outros olhos mas não consigo. Eu bem tento olhar para o lado, apagar a televisão, não ligar a internet mas as imagens não desaparecem da minha cabeça. 

Existem situações onde realmente sofro como se fosse meu filho, choro muito e sofro uma dor intoleravelmente enorme. Procuro formas de ajudar e sinto-me impotente porque nada do que eu faça é suficiente e não consigo parar com esta miséria. 

Dos meus olhos caem lágrimas de impotência por não conseguir abraçar o Mundo e socorrer todas as crianças - tenho um regaço tão grande e uma forte vontade de proteger.

Tenho dias em que me sinto culpada de sonhar os meus bons sonhos, de sonhar com o que quero. Sinto-me culpada de ser fútil e querer coisas que outras pessoas nem sequer sonham que existem e são coisas tão banais - que pecado o meu e que pecado terão cometido todas estas crianças para que Deus se tenha esquecido delas e dê força a tantos homens para serem bestas? 

Pergunto muitas vezes se deverei ter esperança na humanidade porque parece-me que o homem não aprendeu nada e cada vez está pior, faz pior e diverte-se cada vez com isso. Já não existe humanidade, só individualidade, intolerância e ganância. Tenho de ter esperança mas a verdade é que não acredito nisso e todos os dias faço um esforço para acreditar.

Não consigo lidar com a situação e também começo a desesperar porque não consigo que me seja nem um bocadinho indiferente e a minha alma grita em sufoco. Para me aguentar de pé medico-me (e bem e cada vez mais). Não sou louca só não sei lidar com o sofrimento dos outros.

Comentários