Mosteiro Pitões das Júnias

Não se sabe ao certo quando foi fundado mas terá nascido no século IX quando os eremitas se estabeleceram na região de Pitões da Júnias.

Durante a Guerra da Restauração, um ataque do exército espanhol, acabou com um incêndio que deixou o mosteiro destruído. Após a sua recuperação no século XVIII acaba abandonado em 1834 com a extinção da ordens religiosas. Outro incêndio destrói-o e deixa apenas a igreja.

Chuviscava e eu pensava que íamos perder o dia e a viagem porque a ideia era não voltar onde já tínhamos ido independente do que teria acontecido, tantas voltas e contra voltas maçavam-nos e ao Diogo também, mesmo assim com a determinação do Luís lá fomos porque afinal se o Diogo tinha equipamento para a chuva tinha de o usar.

Quando lá chegámos temi que apesar da pouca chuvinha que caía não fossemos capazes de descer o caminho molhado e de pedras lisas, da estrada não se via o Mosteiro, não se via ninguém (salvo 2 espanholas que passaram por nós para se irem embora). Não se sabia o perigo que podia representar aquelas descida com o Diogo... 
- Vamos andar um pouco e logo se vê!!! - diz o Luís.

Ele foi na frente e eu calmamente caminhava com o Diogo de pulinho em pulinho, de pedrinha em pedrinha. Aquilo era giro para ele até á altura em vi a descida e lá ao fundo... nada, nem o Luís. 

Vi que as pedras não escorregavam mas mesmo assim ia escolhendo o caminho para ser fácil para o Diogo. A descida deve ter demorado tantas horas como a subida porque aquilo deve ter sido dos maiores divertimentos que ele teve, tal o tempo que demorou e o também o esforço que exigiu dele que adorou pular de pedra em pedra. 

Ao fundo o Luís chama, ainda temos muito para descer mas tempo não falta e o pior é se começar a cair uma valente "carga de água". Tivemos sorte e o Diogo divertiu-se imenso nas poças junto ao Mosteiro, no Mosteiro e na ponte de onde se ouvia a água gritar de tão forte que era a corrente. Foi complicado conseguir tirá-lo de um sitio tão simples mas com tantas coisas divertidas para ele fazer - pular na água, pular na água, pular na água!!! 







7 de Dezembro de 2015



Comentários