Aprendi Tudo O Que Está Errado

O meu pai está neste momento a ser operado a um cancro num rim (vão tirá-lo) e ver a extensão do problema num pulmão (mas parece estar só no início).

O meu pai nunca me levou á escola, não brincou comigo, não me levou ao médico nem ao hospital nos piores momentos, não me ajudou a estudar, não me vestiu, não foi meu amigo, nem carinhoso, nem efectuou-so e o meu pai vivia comigo e com a minha mãe.

O meu pai batia-me muito, espancava-me até com paus, obrigava-me a trabalhar ao Sol e à chuva  numa venda e num terreno que tínhamos até as mãos se encherem de bolhas e sangrarem, não me deixava brincar com amigos e arranjava sempre um motivo para me pôr de castigo, não me deixava brincar com brinquedos e muitos permaneciam embalados para não os estragar, batia-me muito porque dizia que eu estava a mentir e quando eu mentia para dizer a verdade, tinha de decidir o meu cabelo sempre cortado á rapaz e até na roupa tinha demasiadas opiniões.

Um dia, muito pequena fugi de casa com uma mochila ás costas porque queria ir viver para casa da minha prima, queria uma família, mas ele apanhou-me muito antes de lá chegar e...Meu Deus. Ele foi tão mau mas tão mau para mim que não tenho palavras que o descrevam.

Os meus pais separaram-se e o meu pai já não me podia fazer isso tudo porque eu fiquei mais forte mas não ajudou a minha mãe a sustentar-me, em nada. Deu o estritamente necessário porque era obrigatório mas muito pouco para o ordenado que ele dizia que ganhava (50 contos mas a realidade era 500), por isso, não estudei mais e cheguei a vender coisas minhas para ajudar a minha mãe que corria 3 talhos para poupar 1 escudo numa perna de frango. 

Fui uma aberração, uma miserável e infeliz mas fui á luta porque queria ser Eu e fiz muitas coisas loucas e consegui não perder o rumo - sobrevivi cheia de memórias e lições de vida como poucos têm.

O meu pai continuava na mesma, mau e nunca o conheci como um pai. A minha mãe sempre insistiu para eu não me afastar e infelizmente dei-lhe ouvidos e mesmo contrariada ia ter com ele. Daí também não existem memórias felizes, de amor e tranquilidade só tristeza e mágoas, mas a minha mãe insistia e eu respeitava. Fui muito bem educada pela minha mãe - ela é MÃE.

No ano passado o meu pai acolheu-me no segundo piso da casa dele (independente) na condição de eu fazer e pagar as minhas obras e pagar renda e eu fui porque a alternativa era ou arriscar a continuar a viver na casa onde estava, onde tinha vivido a ex do meu marido, e onde eu comecei a desenvolver graves problemas psicológicos que me levaram a tentativas de suicídio ou separar-me. Consigo manter a distância apesar deles serem pessoas problemáticas e estou bastante mais tranquila mas preferia estar numa casa só minha.

O meu pai foi roubado pela, agora, ex-mulher, com a ajuda da outra filha que agora se volta contra mim por interesses económicos e para se desculpar de todas as mentiras e mal que tem feito e eu fiquei do lado dele, dei-lhe apoio, abri-lhe as portas da minha casa e vi-o chorar que tinha feito tanta coisa errada.

O meu pai até agora não me pediu desculpa de tudo o que me fez, não me perguntou se eu preciso de alguma coisa, diz que não me deve nada e que sou uma interesseira como a minha irmã, de quem ele cuidou.

O meu pai diz que não se lembra de nada que me fez enquanto viveu com a minha mae.

O meu pai está a ser operado a um cancro e não vai mudar nem que lhe operem o cérebro porque não existe ligação directa ao coração mas é meu pai e com ele eu aprendi tudo aquilo que está errado e que não desejo para nenhum filho. Tenho de respeitar 

Comentários

  1. Não há volta a dar em certas coisas: há pessoas que nunca aprenderão nada com o que a vida lhes traga. Nem que sejam lições valiosas capazes de as fazer pensar e repensar... O que importa é aprendermos nós a lidar (quando assim tem de ser) com essas pessoas de maneira a nos salvaguardarmos. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil mas tem de ser. Com o tempo conseguimos olhar para as pessoas tóxicas e respirar o mesmo ar sem ficarmos doentes: são anos de prática ;)

      Eliminar

Enviar um comentário