O Que É A Felicidade?

Durante 11 anos, Mo Gawdat, engenheiro egípcio, foi chief business officer da Google X. Mas em 2014, depois da morte inesperada do filho Ali, de 21 anos, reavaliou a sua vida e aprendeu a lidar com a perda socorrendo-se da “Equação da Felicidade (Solve for Happy)” que ele próprio criou para tentar ultrapassar aquele momento emocionalmente doloroso. 

O que é felicidade?
Existem muitas descrições, muitas delas são verdadeiras mas nenhuma delas é absoluta. A felicidade é o contentamento pacífico dentro de nós, quando estamos bem com a vida tal como ela é. Pode encontrar felicidade na família, nos amigos… fiz muitas pesquisas para desenvolver o que chamo de “equação de felicidade”. Olhei  para todos os momentos da minha vida em que me senti feliz e comecei a tentar encontrar uma linha de tendências e fiquei surpreendido porque os únicos momentos da vida em que me senti feliz não foram os momentos em que algo de específico aconteceu. Foi um momento em que um acontecimento da minha vida foi ao encontro das expetativas, dos desejos e esperança do que a vida deveria ser.


O que devemos procurar em primeiro lugar: a felicidade pessoal ou profissional?
Não há diferença. É uma e a mesma coisa. Mais uma vez lembro que uma das grandes mentiras do mundo moderno é dizerem-nos que há o trabalho e a vida. E que devemos ter um equilíbrio entre a vida e o trabalho. Se estiver infeliz com a sua relação e se for trabalhar vai estar infeliz no trabalho, certo! Se o trabalho o estiver a stressar, chega a casa e estará infeliz em casa. Nenhum deles é diferente. Em ambos se aplica a equação. Eu digo mesmo: se me sinto infeliz, eu tenho de fazer algo acerca disso.

Quando apanho uma constipação, tomo vitamina C, certo! Se não estou saudável faço algo acerca disso. Se estiver infeliz, tenho de fazer algo. E o que deve fazer? Questionar-se a si próprio. Se o seu parceiro/parceira tiver dito algo aborrecido na última sexta-feira vai chorar por causa disso a semana toda? Será que ele vai aparecer e pedir desculpa? Não. A única maneira dele entender é confrontá-lo e falar sobre isso. Fazer alguma coisa. Quando faz alguma coisa a infelicidade desaparece.


Numa escala de 0 a 10, quanto somos felizes nos dias de hoje?
Estamos miseráveis  Uma em cada quatro pessoas no mundo moderno ocidental está clinicamente deprimida. Isto significa que estão infelizes ao ponto de irem a um especialista que os diagnosticou como deprimidos. Os suicídios são muito elevados… o que é curioso porque a vida nunca esteve tão boa para os humanos. Já não há tigres nas ruas, a nossa esperança de vida é maior, há muito mais comida no supermercado, é seguro, é lindo, temos gadgets, temos carros, nunca estivemos melhor e nunca estivemos tão infelizes. É de loucos.

E porquê?
Por causa dos acontecimentos da nossa vida e das expetativas. À medida que os acontecimentos se tornam melhores as nossas expetativas são tão irrealistas… Eu adoro Portugal, por isso não me interprete mal, mas vocês andam nas ruas de Lisboa e queixam-se do tráfego. Se não gostam de Lisboa venham comigo e levo-os um dia à Síria e quando voltarem beijam o chão da cidade. Sentam-se num restaurante a comida está um pouco mais fria e queixam-se. Eu levo-os a África e quando voltarem beijam o Chef. A verdade é que a cada coisa que nos é dada começamos a queixar-nos porque queremos mais e mais e mais…


Isto é um excerto duma excepcional entrevista que apela á reflexão. Pode ser lida na integra Aqui.

Comentários